História
x
História
Distante 12 km do centro de Bento Gonçalves, em altitude de 720m, a "granja" Don Giovanni, como é chamada pelos seus proprietários, tem uma história de elaboração de vinhos de mais de 40 anos. Antes de ser adquirida pelo casal Ayrton Giovannini e Beatriz Dreher Giovannini, a propriedade pertencia à Dreher S.A., indústria de bebidas estabelecida na região em meados do Século XX e que pertencia aos avós paternos de Beatriz. A Dreher deixou fortes influências na história econômica e social do município de Bento Gonçalves.

Na época em que pertencia à Dreher, cujo diretor industrial era o atual proprietário, Ayrton Giovannini, a granja Don Giovanni funcionava como uma espécie de estação experimental no desenvolvimento de uvas viníferas e de vinificação. Neste local, em 1972, foi feito o primeiro envelhecimento de vinho em barril de carvalho (bordalezas de 240 litros), prática ainda não utilizada no país até então. Elaborado de um corte das uvas Cabernet Franc, Merlot e Gammay, se caracterizava como um vinho tinto bem encorpado, tânico, com graduação alcoólica elevada para a época (cerca de 12% Vol.) e com acentuado paladar de carvalho. A Dreher deu a esse vinho o nome de "Marjolet".
Depois de adquirir a propriedade, em 1982, o casal a transformou em local de veraneio, mas conservou parreirais e equipamentos para continuar a elaborar vinhos. Como agrônomo, ex-professor da Escola de Enologia (hoje CEFET), Ayrton Giovannini sempre esteve ligado às plantações e à produção de bebidas fermentadas. É um apaixonado pelo cultivo da uva e pela elaboração de vinho. Por isso, faz questão de deixar sua marca pessoal na elaboração dos produtos Don Giovanni.

Hoje, a quarta geração da família, se dedica à produção de bebidas de alta qualidade. Prova que, por trás da marca Don Giovanni, existe tradição e conhecimento na elaboração de vinhos.
Vista aérea do Complexo enoturístico Don Giovanni.
Família Dreher, na década de 20. Sentados, ao centro, os avós de Beatriz Dreher Giovannini, Carlos Dreher e sua esposa com seu Pai ainda jovem (em pé, primeiro a direita).
Facebook Notícias Restrito
DigitalWeb